Skip to main content

Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul

VAREJO PÓS PANDEMIA - SOU UM PEQUENO LOJISTA

VAREJO PÓS PANDEMIA - SOU UM PEQUENO LOJISTA - O SINDAERGS – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul, representa os Administradores gaúchos.

O cliente constantemente vem mudando seu comportamento de consumo. Mesmo antes da pandemia já percebia-se isto. No entanto, com este cenário que vivemos, as mudanças se acentuaram.

Clientes buscam cada vez mais comodidade para realizar suas compras, e compete as empresas identificar este comportamento e buscar se ajustar de forma efetiva.

As vendas online já vinham numa crescente constante, mas agora, muito mais. E o que eu faço? Perguntam- se alguns lojistas. A resposta para esta pergunta é simples: crie alternativas online para se relacionar com seus clientes e então vender. Parece simples, mas não é. As grandes empresas de varejo já estavam estruturadas e tinham um e-commerce atuante. Além disto, elas já possuem plataformas interativas que fazem com que a jornada dos cliente online seja fácil, ágil e sólida. Mesmo estas, já investem em experiências cada vez mais variadas: compra e entrega 100% online, compras online com retirada nas lojas, compra nas lojas com entregas na residência dos clientes. Para a experiência ficar mais “humanizada”, personas são criadas, vide exemplo da Rennata das Lojas Renner.

E os pequenos varejistas como estão?

Nestes 30 anos de varejo que possuo, já passei por empresas grandes, médias e pequenas. Todas buscam estar cada vez mais próximas aos seus clientes. No entanto, os pequenos varejos ainda são lentos na tomada de decisão no que se referem às vendas online. 

A falta de capital para investir, geralmente é a primeira resposta que vem quando perguntados: “você já tem seu e-commerce?”. No entanto, tem outras variáveis que fazem com que vender online seja um entrave. Posso citar: estruturas de compras inadequadas, falta de uma gestão estoque mais precisa, medo de não saber se comunicar e atingir o seu público, pouco conhecimento sobre logísticas, entre vários outros atributos que deixam a vontade de querer vender online cada vez mais distante.

Esta pandemia exige que todos se mexam e busquem múltiplas alternativas para continuarem com seus negócios. Não há mais desculpas para não trabalharem neste mundo digital. Insisto em falar nos pequenos varejos, pois estes são muito relevantes para a economia e geração de empregos. Resistir à mudança, devido a medos e desconhecimentos não é mais desculpas. Tudo tem solução!

Buscar parcerias, fazer benchmarking ou consultorias é uma caminho a seguir. Ter profissionais capacitados em diversas áreas da empresa vai com certeza provocar um pensar diferente. Dar espaço para as discussões de ideias pode trazer bons resultados. As pessoas querem participar, querem crescer junto com a empresa.

Nosso mundo é físico e digital e isto é um fato que todos temos que encarar pois nosso cliente também é assim. Cedo ou tarde os pequenos terão que se ajustar, caso contrário, muito provavelmente deixarão de existir, então que seja agora!

Rosane Vinsch

Administradora de empresas, formada pela UNISINOS com MBA em Varejo pela Fundação Getúlio Vargas. Profissional que atua há mais de 25 anos no varejo moda, com experiência em grandes e médias empresas.