PROPÓSITO: E EU COM ISTO?

Atualmente muito se fala sobre propósito, mas ainda há dúvidas sobre a representatividade deste termo no mundo dos negócios.
O título deste artigo causa uma inquietude ao conectar este tema que por vezes chega a ser subliminar ao pronome pessoal eu. Ao falar de si, atribui-se a auto responsabilidade de conhecer mais sobre propósito e o que este conceito implica na própria vida, seja ela pessoal ou profissional.
Para os negócios, o termo propósito contribui para despertar a necessidade as organizações de adquirirem conhecimentos no que se refere ao ESG e Gestão de Pessoas.
ESG é uma sigla das seguintes palavras em inglês: Environmental, Social, Governance. Em sua tradução literal significa Sustentabilidade, Social e Governança, e envolve as práticas de responsabilidade das organizações nestes setores. A ONU aborda este tema como uma preocupação crescente no mercado financeiro e apesar deste termo ter sido abordado desde 2004, somente agora vem ganhando mais notoriedade.
Da mesma forma, as organizações estão enfrentando desafios quanto a gestão de pessoas, pois pela primeira vez na história, temos quatro gerações atuando ao mesmo tempo no mercado de trabalho, gerações estas que vão desde a Baby Boomers passando pelas gerações X, Y ou millennials até a Z. Todas as gerações juntas são compostas por pessoas nascidas à partir de 1940 até 2010. Sendo que, cada uma dessas gerações vivencia contextos diferentes e possuem comportamentos e consumos distintos.
Como o senso de propósito, diversidade geracional e a conscientização das responsabilidades quanto a aplicação do ESG impactam nos seus negócios?
No que se refere a gestão de pessoas, cada vez mais, os talentos buscam empresas que possuem propósito definido, valorizam e reconhecem os colaboradores, possuem planos de carreira e remuneração adequada, dentre outras características. Se possuem o selo da Great Place to Work (Excelente Lugar para Trabalhar), esta é disputada pelos melhores profissionais.
Reportagens das revistas mais conceituadas no mundo dos negócios como a Forbes e Negócios, apresentam matérias sobre as vantagens em implementar políticas ESG, gestão de pessoas adequada que possuam políticas de inclusão, diversidade e propósito claro.
Karina Saad que é a COO para America Latina da BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, declara no Fórum Mundial da América Latina que: “Empresas com propósito tem maiores resultados financeiros no longo prazo”, de acordo com a revista Negócios (2022).
Contudo, muito se tem a ser feito, compreendido e aprimorado. Não existe uma fórmula mágica para gerir pessoas que poderá ser utilizada em todas as organizações, cada uma tem suas especificidades e limitações. Mas uma coisa é certa, empresas são feitas por pessoas e elas são os bens mais preciosos.
“A evolução dos seus negócios começa nas pessoas.”. BOHN, A.P. (2018)
Adm. Ana Paula Rodrigues Bohn
Administradora e Fundadora do Instituto FloresSer