O NOVO NORMAL É DIGITAL

A cada avanço tecnológico vivenciamos uma série de mudanças na forma como nos comunicamos e, atualmente, o digital assume o protagonismo no nosso dia a dia. A pandemia do Corona Vírus acelerou esse processo e as empresas que ainda não haviam se adaptado a esse ambiente se viram obrigadas à mudança.
Por isso, quero convida-los a uma reflexão sobre a maneira como você vem trabalhando a sua presença digital, principalmente, as redes sociais da sua marca (ou da sua marca pessoal, caso seja um profissional autônomo). É certo que o mundo não voltará a ser como era antes, e qualquer tentativa de prever esse cenário será mera especulação, já que, de fato, não sabemos ao certo como será o “novo normal”.
Apesar disso, alguns dados podem nos oferecer um norte! Quase 40% dos atuais compradores online fizeram sua 1ª compra no ambiente digital em março desse ano, o que indica uma mudança significativa no comportamento dos consumidores. Apesar disso, um estudo realizado pelo Capterra, braço do Instituto Gartner, analisou o estágio de transformação digital em pequenas e médias empresas brasileiras e descobriu que o orçamento é o principal obstáculo para digitalizar processos. Então, o que pode ser feito para elevar a sua presença de marca no ambiente online e o consumo digital dos seus produtos ou serviços, mesmo com pouco orçamento?
O Marketing de Conteúdo: uma tendência que há muito já defendemos, e que se fortalece ainda mais no atual cenário. Diferente da propaganda como conhecemos, o marketing de conteúdo é uma estratégia em que apenas 20% das postagens são autopromocionais. Ou seja, o valor e a reputação de uma marca são construídos a partir da entrega de conteúdo, criando relacionamento com o seu cliente.
O problema aqui é que a maior parte das marcas ainda são “fazedoras de post” e não criadoras de conteúdo nas redes sociais. O conteúdo precisa ser transformador, agregar algo, (até mesmo entretenimento), ou ensinar um conhecimento novo.
E o melhor de tudo: criar conteúdo não envolve um investimento massivo! Para que essa estratégia seja eficaz, você precisa antes de tudo entender de fato o que é relevante para o seu público alvo, ou melhor, para as suas personas.
Analise o perfil de marcas que tem uma forte presença digital. Companhias como Magazine Luiza, Ifood, Netflix ou Ambev trabalham com cerca de 80% dos seus conteúdos de redes sociais abordando pontos de conexão com seus seguidores. O engajamento acontece através da construção de diálogos e narrativas, e do compartilhamento de histórias. Não é uma coincidência que essas tenham sido algumas das principais empresas citadas dentre as 20 marcas mais transformadoras durante a pandemia, em estudo realizado pela HSR Specialist Researchers.
Esse é um bom momento para planejar a sua estratégia digital, e começar pelas redes sociais oferece uma enorme possibilidade a baixo custo. Ainda não sabemos o tamanho das mudanças após a quarentena, mas, como já dizia Charles Darwin: sobreviverá o mais adaptável, e o novo normal será cada vez mais Digital!
Luisa Lima Ramirez
Palestrante e consultora de Marketing de Conteúdo nas redes sociais, fundadora do perfil Magra de Ruim, atua na produção de conteúdo para diversas marcas criando estratégias de crescimento para redes sociais. Advogada pela PUCRS passou por uma transição de carreira ainda jovem, e se tornou empresária em 2016.