FEEDBACK CORPORATIVO: adotando uma mentalidade de crescimento

Estamos falando de uma das ferramentas mais potentes para impulsionar o crescimento das pessoas, tanto pessoal como profissionalmente, é a forma mais eficaz de saber como o mundo lhe percebe e qual o impacto das suas atitudes nas pessoas e nos ambientes que você convive. Porém, isto não significa que seja fácil a prática do feedback corporativo na rotina da vida.
Quando falamos em dar e receber feedback estamos nos referindo a uma técnica que consiste em dar retorno às pessoas para ajudá-las a conhecer seus pontos fortes e suas oportunidades de melhorias para impulsionar seu crescimento.
Todos nós podemos aprender a dar e receber feedback corporativo. Para práticar o feedback eficaz é necessário que você tenha algumas competências comportamentais específicas como: capacidade de ouvir, empatia, autocontrole das emoções, não julgar as pessoas, reconhecer suas próprias limitações, preparar-se antecipadamente, ser específico e focar no comportamento e não na pessoa.
O feedback nas organizações, embora extremamente necessário, ainda é, na maioria das vezes, aplicado de forma inadequada, o que leva as pessoas a acreditarem que quando chamadas para receber um feedback de seu gestor, é porque fez algo errado ou será duramente criticada. Precisamos urgentemente mudar este conceito e desenvolver a mentalidade de que o feedback corporativo deve ser sempre construtivo, seja ele positivo ou mesmo corretivo. O Feeder (é aquele que dá o feedback) precisa dar o feedback através de uma metodologia adequada e o taker (aquele que recebe o feedback), precisa refletir com serenidade sobre o retorno recebido e analisar suas oportunidades de crescimento.
Dois são os motivos que sustentam a percepção negativa sobre receber feedback. Primeiramente, uma tendência de que os feedbacks corretivos são muito mais frequentes em nossa cultura, e também nas organizações, do que os positivos. Os feedbacks ainda se concentram no que as pessoas fazem errado. É como se olhássemos as situações com lentes que aumentam os erros e minimizam os acertos. É mais comum ser chamado para um feedback e ouvir do gestor dizer: ” Novamente você errou”, do que, “Parabéns, novamente você acertou”.
E o segundo motivo que sustenta o sub aproveitamento das pessoas ao receberem feedback é o próprio ego. Este vai encontrar argumentos e desculpas para justificar suas atitudes a quem está lhe dando o feedback, em lugar de ouvir atentamente e entender que esta é a percepção sob a perspectiva daquela pessoa que lhe falou. A sua verdade é muito relativa, talvez nenhuma esteja certa ou errada, podem ser visões diferentes. Analise com cuidado as diferentes percepções quando receber um feedback corretivo e esteja aberto para aproveitar algo para o seu crescimento.
Para que os líderes organizacionais obtenham sucesso nos feedbacks, precisam desenvolver uma mentalidade de crescimento nos seus times de trabalho e além disto, precisam usar a ferramenta de forma adequada. Desenvolvi diversos estudos com líderes de organizações para compreender os aspectos que dificultavam o feedback construtivo para seus times. Um destes estudos publicado pela Missel Capacitação Empresarial, identificou as maiores dificuldades dos líderes para dar feedback, que são:
47% acho que vou magoar
44.8% não quero criar atritos
27,1% espera uma boa oportunidade para falar e depois esquece
19,9% quando faço críticas falo de forma agressiva
A partir deste estudo pude concluir que uma metodologia adequada poderia apoiar e favorecer todos aqueles que precisam abordar temas difíceis, tanto profissional como pessoalmente. Estas conclusões me levaram a desenvolver uma metodologia publicada no livro Feedback Corporativo que através de 6 etapas o feeder pode dar feedbacks produtivos para melhorar a performance do taker.
Organizações que utilizam o feedback construtivo como uma ferramenta gerencial desfrutam de altos níveis de produtividade. Sabemos que líderes que criam um ciclo de feedback construtivo no trabalho, aumentam a motivação e o engajamento do time e impulsionam o crescimento da equipe.
Simoni Missel é sócia diretora da Missel Capacitação Empresarial,
Psicóloga e Mestre em psicologia, Coach Executiva e
Especialistta em Liderança e Gestão de Pessoas
Autora do livro: Feedback Corporativo