Skip to main content

Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul

Dos Tempos da Caneta à Era da Inteligência Artificial: O Recomeço dos 50+

Dos Tempos da Caneta à Era da Inteligência Artificial: O Recomeço dos 50+ - O SINDAERGS – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul, representa os Administradores gaúchos.

Vivemos uma era de transformações rápidas e profundas. Quem hoje ultrapassa os 50 anos traz na memória um mundo onde papel e caneta eram soberanos, a máquina de datilografia ocupava lugar de destaque, as cópias eram feitas em mimeógrafos e xerox, e os recursos audiovisuais envolviam retroprojetores e projetores de slides. O tempo se media em relógios de ponteiro e as mensagens viajavam pelo correio. Os almoços eram pausas sagradas e os acordos se selavam com um aperto de mão.

Esse tempo, com seus valores e afetos, é parte de nós — mas já não define a realidade atual. Hoje, vivemos em um mundo digital, marcado pela inteligência artificial, pela comunicação instantânea e pela automação. Um novo cenário que exige adaptação, aprendizado e abertura.

Mesmo alfabetizados no mundo analógico, somos agora desafiados a ingressar no universo digital. Não como meros espectadores, mas como aprendizes ativos — e até protagonistas dessa nova era. Se antes usávamos cadernos de caligrafia, agora nos expressamos por meio de comandos digitais, ferramentas de IA e redes colaborativas.

Aos 50+, o chamado é claro: desenvolver novas linguagens, ressignificar rotinas e manter viva a curiosidade. A maturidade não nos isola, mas nos aproxima — lado a lado com novas gerações e com a inovação. O mundo já não espera para ensinar; é preciso buscar, testar, praticar.

A inteligência artificial, longe de ameaçar, surge como aliada. Auxilia na gestão do tempo, na organização das tarefas, estimula a criatividade e promove inclusão digital. Aprender a aprender nunca foi tão necessário — e tão possível.

Nossa experiência, antes centrada em orientar, ganha novo sentido: somar saberes. Podemos contribuir com ética, sensatez e trajetória, enquanto aprendemos a lidar com as novidades e construímos, juntos, um futuro com mais possibilidades.

Envelhecer, hoje, é avançar com memória e propósito. É reconhecer que o passado nos formou, mas é o presente que nos chama a recomeçar — com coragem e vontade de seguir.

 

Adm. Paulo Machado
Ex-Diretor e atual colaborador do SINDAERGS