COMO MANTER A SEGURANÇA PSICOLÓGICA DA EQUIPE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS.

Como manter a segurança psicológica da equipe em tempos de coronavírus.
No momento que estamos vivendo por conta das medidas de contenção à proliferação do coronavírus no país, como manter a segurança psicológica de sua equipe? Esse é mais um desafio imposto aos líderes e às suas equipes.
Como proporcionar um ambiente saudável no trabalho em um cenário tão adverso, de mudanças abruptas?
Segurança psicológica é uma crença comum aos membros da equipe, que acreditam estarem seguros em termos de assumirem riscos interpessoais.
Uma autoridade mundial nesse assunto é Amy Edmondson, que afirma que “a segurança psicológica da equipe envolve uma confiança entre as pessoas, embora vá além disso; ela descreve um clima dentro da equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem confortáveis como são”.
Estamos precisando nos adaptar e promover uma cultura interna para que as pessoas da equipe possam se sentir próximas, mesmo estando distantes umas das outras, e, a grande maioria, em isolamento social. Precisamos estar atentos a como promover a comunicação adequada e dar o suporte necessário para, de forma rápida e eficiente, preparar as pessoas para que se sintam seguras para reproduzirem seu trabalho à distância.
Para proporcionar a segurança psicológica, é preciso basear-se em três pilares: competência, ética e voz. Você precisa agir honestamente, de forma coerente com o seu propósito e não perder o foco da comunicação. As pessoas têm que receber informações de forma clara e também precisam ter espaço para se comunicar, ou seja, para se manifestarem.
Este período difícil pode representar uma grande oportunidade para estabelecer novas formas de relações de trabalho. Daqui a algum tempo, saberemos qual será a herança desse momento. É preciso adequar-se a nova realidade imposta e aproveitar as ferramentas e recursos disponíveis. Uma recomendação importante para esse momento é procurar manter o clima de engajamento, na sua equipe a partir da realização de reuniões rápidas de forma on-line e da criação de momentos de interação entre os membros da equipe.
Esclareça dúvidas e sempre se coloque à disposição. Tenha em mente que você, líder, precisará manter a sua própria sanidade e sua qualidade de vida física e psicológica. Procure ajuda, se necessário. Especialmente nesse momento, diversos profissionais têm oferecido apoio.
A prestação de serviço de coaching on-line de forma gratuita foi a maneira que eu encontrei para auxiliar líderes e gestores a enfrentarem esse momento tão difícil para todos, contribuindo para a redução dos impactos de toda a ordem. A sustentabilidade do negócio é algo que deve estar em foco, e ela só será conquistada se for possível manter o engajamento da equipe. Certamente, planejamentos e metas terão de ser revistos, mas é preciso rapidamente estabelecer uma estratégia específica para esse momento, considerando volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Muitas pessoas poderão apresentar uma boa performance e até surpreender pela produtividade e facilidade de adaptação. Porém, outras não apresentarão o mesmo resultado e o estresse gerado pela exigência e dificuldade de organizar uma nova rotina em casa será algo que afetará a sua performance. Por isso, se você optar pela criação de grupos de trabalho no WhatsApp, lembre-se que alguns membros podem estar enfrentando esse momento de forma mais dolorida que outras. Por isso, é fundamental estabelecer regras claras de comunicação neste canal para que se mantenha com foco em informação útil e prática para todos. O peso deve ser para notícias positivas, como parte da estratégia de manter a moral da equipe elevada.
Muitas empresas já possuem planos de contingência ou de gestão de crise e, portanto, estão enfrentando esse processo de adaptação de forma mais organizada e eficiente. As que não possuem devem traçar esse plano estrategicamente para minimizar os riscos inerentes a esse momento de pandemia. Elas devem aproveitar a abundância de fontes de informação sobre as práticas do mercado no momento atual para inspirar-se nos cases bem-sucedidos.
Converse com seus contatos, escute a sua equipe, aproveite o apoio profissional gratuito que está sendo oferecido nesse momento e utilize essa grande rede interconecta a seu favor. E vamos aprender uns com os outros a superar esse grande desafio.
Gabriela Zambrano Ávila
Psicóloga Organizacional (CRP 07/08144)
Executive Coach
Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa
Sócia-diretora da Percurso Consultoria e Gestão de Pessoas
https://www.facebook.com/Percurso-Consultoria-1715933675349875/?ref=bookmarks